Os agricultores e agricultoras familiares, que integram o Sistema Itaparica PE/BA, representando os 10 perímetros irrigados da região — sete em Pernambuco e três na Bahia, seguem em protesto aguardando definições do Governo Federal.
A mobilização está ocupando o Eixo Leste da Transposição, paralisando o sistema de bombeamento e captação neste sistema. e bloqueando a BR-316, em Petrolândia. As lideranças exigem uma resposta concreta dos governos de Pernambuco e Bahia, da União e do Congresso Nacional quanto aos graves problemas enfrentados pelas famílias reassentadas nesses perímetros irrigados.
Os trabalhadores e trabalhadoras rurais também solicitam a retomada e a instalação da mesa de diálogos, a aprovação do PLN que assegure e garanta recursos definitivos, a conclusão do Projeto Jusante/BA e providencias sobre os serviços de energia e faturas em atraso.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) segue em contato com os mobilizados e, através do presidente Aristides Santos, mantem contato com o Governo Federal, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República, cobrando agilidade no atendimento das reivindicações.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG