Proporcionar acesso à energia, com equipamentos modernos, de baixo custo, fortalecendo a comunidade e as iniciativas de comercialização de alimentos saudáveis, agroecológicos, nas economias locais
A Tecnologia Social (TS) Kit Bomba Solar – Energia das Mulheres da Terra foi desenvolvida pela Cooperativa Mista de Trabalho Casa do Cerrado com sede na cidade de Ceres (GO).
A necessidade de buscar uma solução para a insegurança hídrica de mulheres agricultoras, em especial as que vivem em regiões remotas, foi o que motivou o desenvolvimento desta TS.
A importância de fortalecer e valorizar as atividades produtivas das mulheres do campo, incluindo a comercialização de alimentos agroecológicos, acesso a crédito e assistência técnica, contribuem sobremaneira para a autonomia econômica e superação de desafios como isolamento social, vulnerabilidade e problemas de saúde.

O projeto Energia das Mulheres da Terra se desenvolve com base em uma metodologia de gestão comunitária, na qual uma equipe de assessoria com capacidade técnicaatua como guardiã e multiplicadora da metodologia.
O processo se divide em três fases principais:
– Preparação – nesta fase é identificado o coletivo de mulheres/famílias que participarão do projeto, sendo que uma delas será a articuladora local. Nesta etapa também serão realizadas visitas de diagnóstico.
– “Construção” da tecnologia, com formação técnica e fortalecimento comunitário – nesta etapa é elaborado o projeto, com seu respectivo orçamento, aquisição e construção do sistema em regime de mutirão.
– “Manutenção” com avaliação e assistência técnica continuada – fase de troca de experiências, em encontros coletivos, sobre os problemas e conquistas obtidas com o projeto.
A implantação da tecnologia pelo regime de mutirão é fundamental para o fortalecimento comunitário e o engajamento das mulheres o que proporciona uma conquista e comemoração coletiva.
Como consequência do desenvolvimento do projeto, é possível identificar o reforço de outras ações com assistência técnica e implementação de políticas públicas com resultados mais efetivos no médio e longo prazo.
A TS Kit Bomba Solar já ofereceu para as mulheres envolvidas no projeto além da água a mais baixo custo, também um aumento na renda gerada com a comercialização da produção de alimentos.
Em pesquisa realizada 47% das beneficiárias declararam que o projeto contribuiu para produção de alimentos de forma sustentável e agroecológica. A percepção de aumento de sua participação nas decisões da família melhorou para 43% delas. Já 93% das entrevistadas declararam que a tecnologia promoveu a melhoria da qualidade de vida e saúde da família.
Com os objetivos e resultados alcançados no projeto é possível identificar que esta TS atende aos pressupostos do ODS – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 – Energia limpa e acessível (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/7).
Detalhes sobre a implantação e funcionamento do projeto podem ser acompanhados/encontrados nos seguintes endereços eletrônicos:
Foto da capa: Agricultoras celebram a chegada da água (Iporá, 2022)/Divulgação
(*) Por Jefferson Oliveira – Economista
A reaplicação desta TS pode contar com o apoio do poder público, investidores sociais privados, sindicatos e associações.