Texto integra a edição de janeiro da The Lancet; uma das mais antigas e importantes publicações sobre saúde do mundo
O caos vivido pela ciência brasileira nos anos de governo Bolsonaro é tema de um artigo publicado na edição da histórica revista de saúde The Lancet. Um dos mais importantes do mundo, o periódico científico abriu espaço para texto de autoria dos pesquisadores Bernardo Galvão-Castro, Renato Sérgio Balão Cordeiro e Samuel Goldenberg
O artigo cita cortes orçamentários milionários, ataques à autonomia das universidades e o negacionismo presente no governo como parte da uma política de desmonte.
::Análise: “A crise da Ciência e Pesquisa no Brasil é um projeto”::
“Um recente corte de US$ 110 milhões no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, além da retenção de US$ 490 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, não apenas representa um enorme impedimento para a realização de pesquisas em universidades e institutos de pesquisa, mas também compromete o desenvolvimento científico futuro de um país”, ressaltam os autores.
Eles pontuam ainda que o cenário tem causado “uma fuga de cérebros entre cientistas e desmoralização e descontentamento”.
Intimidações e constrangimentos
No artigo publicado pela The Lancet, Galvão-Castro, Cordeiro e Goldenberg também citam os riscos de “sanções indiretas” a pesquisas que contradizem posições defendidas pelo governo.
O texto traz como exemplo um decreto de Jair Bolsonaro que, em novembro passado, revogou a concessão da Ordem do Mérito Científico concedido à médica Adele Schwartz Benzaken e ao médico Marcus Vinicius Guimarães de Lacerda.
::”Governo boicota e ataca ciência”: por que 20 cientistas recusaram medalha dada por Bolsonaro::
Benzaken é reconhecida por seu trabalho no combate a doenças transmissíveis em prol da saúde da população LGBTQIA+. Ela coordenou os trabalhos do Departamento de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais (DIHV) do Ministério da Saúde, que produziu uma cartilha de educação sexual destinada à população trans. O material foi alvo de ataques durante a campanha eleitoral de Jair Bolsonaro, que cancelou a publicação ainda no início do mandato.
O infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda tem um importante papel em pesquisas para prevenir e tratar doenças como malária HIV/Aids etuberculose. Ele atraiu a fúria bolsonarista ao conduzir um estudo sobre o uso da cloroquina para tratamento da covid, que indicou riscos para os pacientes.
Após a revogação da honraria, 200 cientistas que receberam o prêmio anteriormente publicaram uma carta pública condenando a decisão do governo. O artigo conclui que os constantes cortes nos investimentos não trazem consequências limitadas ao setor da pesquisa, mas também afetam a educação, a saúde pública, o meio ambiente e programas culturais.
“Esperamos que o Brasil não continue a se pautar pelo negacionismo e evite a degradação da ciência”, concluem os autores.
Clique aqui para ler na íntegra em inglês
Texto de Nara Lacerda com edição de Vinícius Segalla do Jornal Brasil de Fato
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.