Em seu boletim epidemiológico semanal, a OMS explica que há um aumento notável no número de casos relacionados à BA.2, que pode ser mais contagiosa.
Apesar disso, a BA.1 e a BA.1.1 –as primeiras versões identificadas– seguem representando mais de 96% dos sequenciamentos de ômicron incluídos no banco de dados global GISAID.
Confira, a seguir, uma compilação feita pelo site Poder360 das últimas notícias sobre a ômicron:
Diagnósticos em alta
Os resultados positivos para covid-19 no Brasil subiram de 3% para 37% no mês de janeiro, em comparação com dezembro, segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
A pesquisa, realizada com base nos testes RT-PCR da rede pública, também revelou que houve um aumento no número de testes feitos. Os resultados não incluem a análise dos testes rápidos.
Entre 16 e 22 de janeiro, a instituição analisou 121.275, o que representa uma alta de 195% quando comparada com a média das 8 semanas anteriores.
Transporte público
Estudo realizado pela SBCC (Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação), feito a pedido da CNN, revelou que a chance de contágio pela covid-19 no transporte público é “muito grande”, já que a contaminação ocorre mesmo com os passageiros utilizando máscara.
Segundo o estudo, a renovação de ar em veículos como ônibus, trens e metrôs não é suficiente para eliminar as gotículas que carregam o vírus.
O diretor do SBCC e especialista em climatização e refrigeração, Ricardo Salles, explica que a solução mais viável seria abrir a renovação de ar dos veículos. No entanto, há um “conflito de interesses”, pois aumentaria o gasto de combustível.
Retorno adiado
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) adiou nesta 3ª feira (1º.fev) o retorno presencial das sessões depois do aumento de casos de covid-19 causados pela variante ômicron. Os ministros decidiram manter o regime remoto até 31 de março, atrasando o processo de escolha de 2 novos integrantes da Corte. A sessão que formará as listas com os nomes para as vagas ficou para 12 de maio.
A sessão do plenário foi fechada e sem transmissão, diferentemente da cerimônia que marcou a abertura do Ano Judiciário no STJ.
Dentro do STJ, ministros consideravam necessário continuar com o regime remoto em razão do avanço da ômicron, que poderia atingir não apenas os próprios magistrados como também servidores e terceirizados do tribunal.
Alerta
O diretor da OMS, Tedros Adhanom, afirmou nesta 3ª feira (1º.fev) que ainda é muito cedo para declarar vitória contra o coronavírus. Adhanom pede para que não sejam abandonados os protocolos que evitam a disseminação do vírus.
Mesmo com o aumento no número de vacinados no mundo, o vírus ainda circula.
“Estamos preocupados que uma narrativa tenha se consolidado em alguns países que, por causa das vacinas e devido à alta transmissibilidade e menor gravidade da ômicron, a prevenção da transmissão não é mais possível e não é mais necessária. Nada poderia estar mais longe da verdade”, afirma o diretor.
O alerta se estende à variante ômicron. Segundo a Organização, muitos países ainda não atingiram o pico de infecções. Isso significa que o número de contágio pode multiplicar nas próximas semana e aumentar o quantitativo de mortos no mundo.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.
Você pode nos ajudar aqui:
Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
→ PIX:23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua