Produção rural responsável e sustentável para combater a desertificação, a degradação dos solos e proteger a biodiversidade
A Tecnologia Social (TS) Plataforma Produzindo Certo (PPC): Promovendo A Produção Rural Responsável foi desenvolvida pela Ong Aliança da Terra (AT) com sede na cidade de Goiânia (GO).
A PPCé um sistema de gestão e monitoramento socioambiental para propriedades rurais. A tecnologia auxilia produtores a adotar práticas sustentáveis, permitindo que outros elos da cadeia produtiva monitorem e valorizem fornecedores comprometidos com a produção responsável. A PPC tem contribuído para a redução do desmatamento e o fortalecimento das cadeias de produção.
Quando um produtor rural entra em contato com a AT, uma equipe técnica visita a fazenda para coletar evidências sobre a performance social, ambiental e produtiva. Os dados são processados por uma segunda equipe que valida as informações e mapeia o uso e cobertura do solo da fazenda. Como resultado é obtido o Diagnóstico Socioambiental, que será apresentado ao proprietário rural em uma segunda visita (vídeo: https://goo.gl/tiys4s).
O diagnóstico abrange várias áreas, incluindo a cobertura vegetal nativa, prevenção de incêndios, conservação do solo, controle da poluição, condições sociais e de segurança do trabalho, regularização ambiental e fundiária, e outros aspectos relacionados às boas práticas agrícolas.
Após a apresentação do diagnóstico, um Plano de Ação é acordado com o proprietário da fazenda para corrigir quaisquer passivos identificados. A AT monitora periodicamente a evolução de todas as fazendas parceiras da PPC, tanto in loco quanto remotamente.
Com uma demanda cada vez maior por produção responsável, a AT vem trabalhando para vincular a PPC ao mercado. Parcerias comerciais foram firmadas com a ADM do Brasil, ADM Paraguai, AMAGGI e COFCO. Além disso, a Unilever e a AT assinaram um contrato de 5 anos para promover a produção de soja sustentável no Brasil, resultando na criação do Programa Produzindo Certo.
A PPC já produziu aproximadamente 1.000 Unidades da Tecnologia Social (UTS), reaplicadas em 215 municípios de 14 estados brasileiros, além de outras localidades no Paraguai, Colômbia e México, totalizando 5 milhões de hectares de terras sob boa gestão e intenso processo de melhoria produtiva, social e ambiental.
Para engajar novos produtores rurais na Plataforma Produzindo Certo (PPC), são necessários recursos como veículo, combustível, equipamento de análise de água, câmera, GPS, material informativo, computador, impressora, software de SIG e papelaria.
Entre os objetivos e resultados alcançados pela TS que está sendo apresentada é possível identificar que a mesma atende a três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS: ODS 4 – Educação de qualidade ( https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4), ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/13 ) – e ODS 15 – Vida Terrestre (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/15 ).
Detalhes sobre a implantação e funcionamento do projeto podem ser acompanhados/encontrados nos seguintes endereços eletrônicos:
A reaplicação desta TS pode contar com o apoio de investidores sociais privados, empresas compradoras, entre outros.
(*) Por Jefferson Oliveira – Economista