Eliésio Marubo, assessor jurídico da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) afirmou que não sabe o nome do suspeito. PF diz à mídia que investiga cinco suspeitos, dentre eles, um mandante
Informações divulgadas nesta quinta-feira (16) pela Polícia Federal (PF) indicam que há cinco suspeitos a serem investigados por participação no desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira. Investigadores falaram à Globo News que, dos cinco, três são suspeitos de estarem envolvidos diretamente nos assassinatos, enquanto um teria contribuído para ocultar os restos mortais das vítimas e, o quinto, seria o mandante do crime.
Matéria pelo O Globo informa que Eliésio Marubo, assessor jurídico da Univaja, teria dito, na noite de quarta-feira (15/6), que uma terceira pessoa já foi presa pelo desaparecimento de Bruno Pereira e Dom Phillips, mas que não sabe o nome desse suspeito. A Polícia Federal havia declarado em entrevista coletiva que novas prisões poderiam acontecer a qualquer instante.
“A investigação ainda está em andamento, em caráter sigiloso. Nós ainda estamos na parte investigativa, realizando diligências e novas prisões devem acontecer a qualquer instante. Nós estamos avançando bastante”, disse o delegado Eduardo Alexandre Fontes, da Superintendência da Polícia Federal do Amazonas, no começo da noite de quarta-feira.
Cinco suspeitos
Após divulgar, em entrevista coletiva à imprensa mundial, na noite dessa quarta (15), a confissão de Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como “Pelado” de participação em assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, a PF teria começado a investigar a participação de cinco suspeitos no caso. A informação é da GloboNews e indica que foi apurda com fontes de PF na manhã desta quinta-feira (16/6).
Segundo a GloboNews, há três suspeitos de envolvimento direto na morte de Bruno e Phillips; um suposto envolvido na tentativa de ocultar os remanescentes mortais, já recolhidos pela PF e enviados para análise da perícia, e um possível mandante.
Ainda na manhã desta quinta-feira (16), a PF iniciou as buscas pela embarcação de vítimas no local indicado por Pelado, durante reconstituição do percurso que criminosos teriam feito. Ela teria sido afundada em rio após o assassinato. Ontem à noite, o assessor jurídico da Univaja, Eliésio Marubo, disse em entrevista que um terceiro suspeito havia sido preso.
Nas redes sociais, indigenistas da Fundação Nacional do Índio (Funai), cuja gestão do governo Jair Bolsonaro (PL) trabalha apressadasmente para desconstruir toda a política indigenista construída no Brasil durante décadas, protestam e denunciam dos desmandos que ocorrem na Amazônia e no Norte do Brasil.
Quantos mais?
Quantos ambientalistas os garimpeiros, madereiros, traficantes de animais e de drogas, os jagunços do agro, os grileiros e invasores de terras indígenas matarão com a conivência de um estado aparelhado, dominado por milicianos?
Quantos?
Será q serei o próximo? pic.twitter.com/WZd8fMjYAP— O FISCAL do IBAMA 🌎 (@fiscaldoibama) June 16, 2022
Com informações do G1 e Globo News
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.