Segundo defensor de vítimas palestinas, a conduta do governo de Netanyahu no conflito contra o Hamas indica que Israel quer a aniquilação total da população de Gaza
Advogados de vítimas palestinas dos ataques de Israel em Gaza apresentaram, nesta segunda-feira (14), uma queixa contra o governo do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu no Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia, na Holanda.
A queixa foi apresentada a um procurador do tribunal pelo representante das vítimas Gilles Devers e uma delegação de quatro defensores, que alegam que a conduta de Israel no conflito contra o Hamas constitui crime de genocídio.
Devens reforçou, em pronunciamento à imprensa, que a mortandade, a retirada forçada da população, além do corte de água, energia, alimentos e medicamentos, indica que Israel quer a aniquilação total da população de Gaza.
Israel acaba de ser denunciado ao Tribunal Penal Internacional por genocídio! A ação reune advogados do mundo todo, para quem a resposta militar ao Hamas tem características do crime mais hediondo contra a humanidade e que já vitimou o próprio povo judeu.https://t.co/Pch7zSeO9y
— Hildegard Angel Oficial🇧🇷🇨🇦🇦🇲 (@hilde_angel) November 14, 2023
“O TPI está apurando os crimes de guerra [sobre o conflito Israel-Hamas] (…) E o crime de genocídio deve ser incluído nisto”, afirmou o defensor.
Desde o início do conflito, em 7 de outubro, pelo menos 11.200 palestinianos foram mortos, incluindo mais de 7.700 mulheres e crianças, e mais de 28.200 outros ficaram feridos, de acordo com o último boletim do Ministério da Saúde da Palestino, controlado pelo Hamas.
No seu perfil do Instagram, a jornalista Hildegard Angel anuncia a matéria do Brasil 247 e acrescenta:
“Israel acaba de ser denunciado ao Tribunal Penal Internacional pelo cometimento do crime de genocídio. Em ação coletiva que reuniu associações e sindicatos de todo o mundo e mais de 300 advogados liderados por Gilles Devers, um veterano advogado francês, os denunciantes alegam que a resposta militar aos crimes cometidos pelo Hamas tem as características do crime mais hediondo que a humanidade já conheceu e que, irônica e tragicamente, vitimara o próprio povo judeu em outros tempos.”
Entre os signatários da ação está a jurista brasileira Carol Proner (foto), professora de direito da UFRJ e membro fundador da Associação Juristas Pela Democracia.
O relato inédito sobre essa tão necessária providência é feito pela própria advogada Proner, no site do @brasil_247, em artigo com o título Em Gaza Nem Os Mortos Estão Em Paz.
Carol observa que “A sensibilização da comunidade internacional frente ao horror contra civis em Gaza tem sido capaz de produzir consensos inéditos, como o recente encontro entre chefes de nações árabes e muçulmanas que, certamente, representa um antes e um depois nas relações diplomáticas do Oriente Médio. “
“Em pleno século XXI, o que ocorre em Gaza é um laboratório de desumanização absoluta e de experimentação de novas armas letais e indiscriminadas”, diz a doutora, diretora do Instituto Joaquín Herrera Flores.
Trata-se de um texto esclarecedor, que não deixa dúvidas sobre a ocorrência do genocidio, nem para argumentos contrários.
A Humanidade sente-se mais protegida pelas instituições quando elas cumprem os princípios que as constituem e fazem valer as leis, o bom senso e a necessária compaixão.
Parabéns 300 advogados do mundo! Parabéns, @pronercarol!
Muitos obrigada a todos.
Aguardando a resposta do Tribunal Penal Internacional.
Acessem o site Brasil247.com, e conheçam o teor do documento, conforme o relatado por Carol Proner.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Hilde Angel OFICIAL – a legitima (@hilde_angel)
Leia também:
Biden é processado por “cumplicidade” no genocídio em Gaza
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.