Os antigos países colonizadores pedem a Uganda que se torne inimiga da Rússia, mas os dois Estados se unem em relações históricas, afirmou o ministro de Relações Exteriores ugandês, Jeje Odongo, em entrevista à Sputnik
“Fomos colonizados e perdoamos aqueles que nos colonizaram. Agora os colonizadores nos pedem para sermos inimigos da Rússia, que nunca nos colonizou. É justo? Não é assim para nós: seus inimigos são seus inimigos, nossos amigos são nossos amigos. Não deve haver interferência nesse assunto”, disse Odongo.
O ministro destacou que os dois países têm uma longa relação que remonta à década de 1960 e observou que muitos dos estudantes de Uganda foram educados em universidades russas.
“A maior parte do nosso equipamento militar é de fabricação russa e, portanto, para continuarmos nos defendendo, devemos continuar renovando o equipamento que possuímos. A questão das sanções é complicada, mas, para nós, é uma questão de vida ou morte. E vamos continuar [cooperando] porque temos de sobreviver”, acrescentou Odongo.
“Por que, de repente, seria um problema continuar o relacionamento com a Rússia, no qual historicamente mantivemos?”, acrescentou Odongo.
Neste sábado (18) teve início a 36ª Cúpula da União Africana (UA), na capital etíope, Adis Abeba. Em mensagem enviada à conferência, o presidente russo, Vladimir Putin, cumprimentou os chefes de Estado e governos africanos que participam da Assembleia da UA, observando que a organização se estabeleceu como um mecanismo eficaz para a cooperação política, econômica e humanitária multilateral.
Putin também observou que, para a Rússia, os países africanos sempre foram e continuam sendo parceiros importantes e confiáveis, com os quais Moscou está unida pelo desejo de construir um mundo multipolar justo “baseado na verdadeira igualdade e no domínio do direito internacional”, bem como livre da discriminação, ditames pela força e pressão de sanções.
Foto da capa: © Sputnik / Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da Rússia / Acessar o banco de imagens
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.