Nesta ultima sexta-feira (21) foi em Madre de Deus e a próxima, dia 28, será no município de Candeias, cidade da Região Metropolitana de Salvador
Colóquio FLICA, atividade de Extensão da FLICA, maior evento do Norte e Nordeste, dialoga, entre 06 a 28 de julho, com o tema “Liberdade e Literatura Brasis”, mesmo da 10ª edição da FLICA, realizada em 2022.
Visando promover o diálogo acerca da Literatura Brasileira e Internacional, o evento, tem maior atenção ao Bicentenário da Independência do Brasil, celebrado este ano de 2023, onde proporciona debate intelectual sobre esse Brasil diverso, trazendo reflexões sobre cultura, arte, educação, turismo, literatura, sustentabilidade, economia criativa e solidária, entre outras abordagens.
Após lançamento com a presença do governador da Bahia, na sede da Fundação Hansen Bahia (FHB), em Cachoeira, a Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica), o Colóquio FLICA, que aconteceu entre os dias 06 a 09 de julho de 2023, no município de Cachoeira, e seguido por seminários, na cidade de São Francisco do Conde, Recôncavo (14.07), em Madre de Deus (21.07) e na próxima sexta-feira (28), em Candeias.
Madre de Deus
Com o auditório do Complexo Escolar Municipal Professor Magalhães Netto – CEMPMN lotado de convidados, autoridades, professores e estudantes, a Atividade de Extensão da FLICA superou todas as expectativas no município de Madre de Deus.
Após as saudações da Diretora da Fundação Hansen Bahia (FHB) Vanessa Dantas, do Diretor da FLICA Jomar Lima, da Secretária de Educação Rita Matos e do prefeito Dailton Filho, o Coral Estudantil Kids que encantou a todos com o hino do município, letra de um filho da terra, Matuzalém (Matuza) que era musico e compositor, seguido pelo Projeto Flautear, formado por estudantes da própria instituição e o poema recitado pela Professora Aridan Grave.
O Seminário em Madre de Deus, abordou a temática, – “Juventude, Raça e Comunicação no Cenário Baiano” com participação de Vânia Dias (Bem Bahia – TVE), Lucas Almeida (Mosaico – TV Bahia) e mediação de Daniela Matos. No bate-papo foi discutido a presença do negro na mídia, a luta contra o racismo, contra o sexismo, e um pouco sobre suas experiências no campo da comunicação, bem como seus exemplos, histórias de vida e trajetórias.
Já o Prefeito, Dailton Filho (PSB) destacou a importância de um evento desse tipo para valorizar a Cultura, Educação e a Literatura, enfatizando que Madre de Deus é um berço cultural. Prestigiaram também secretários municipais, vereadores, representantes da ACELEN – empresa patricinadora do evento, o diretor do CEMPMN Mário Angelo Matos, o Gestor Patromonial Fábio Ramos, professores e a comunidade local. O encerramento ficou por conta de Lu Santana.
O coloquio Flica de Madre de Deus, teve a presença da imprensa local com cobertura exclusiva da Rádio Comunitária Madre FM.
FLICA – Festa Literária Internacional de Cachoeira:
Um dos maiores e mais renomados eventos literários do país, a Flica (Festa Literária Internacional de Cachoeira) chega à sua décima primeira (11ª) edição e reunirá uma programação variada, conduzida por autores da literatura nacional e internacional, que promete agradar adultos e crianças. Tem também a Fliquinha, que desde 2013, as crianças ganharam um espaço exclusivo na programação da Flica, com uma programação especial à garotada, contações de histórias, bate-papos, apresentações teatrais e musicais direcionados para o mundo infantil.
Fundação Hansen Bahia (FHB):
A Fundação Hansen Bahia é uma entidade cultural, pessoa jurídica de direito privado e patrimônio próprio nos termos da lei civil, sem fins lucrativos e reconhecida de utilidade pública pela Câmara de Vereadores do Município de Cachoeira, no dia 27 de outubro de 1981, cujo projeto de lei tem o número 03/81. No dia 19 de abril de 1976, dia do seu aniversário, no Touring Clube de Brasília, Hansen fez a doação para as autoridades federais olharem para Cachoeira que tanto precisava ser soerguida.
Aperfeiçoar o homem através da arte e da cultura sempre foi um dos propósitos da Fundação Hansen Bahia, a parte educacional e social, a mais importante. Em Cachoeira, Museu Hansen Bahia, sala de doações de artistas brasileiros e estrangeiros, biblioteca, sala de exposição, teatro de arena, oficina de arte, literatura de cordel, cursos de arte e pesquisas. Em São Felix, Memorial, ateliê de Ilse e Hansem Bahia, casa de farinha, olaria, fórno para cerâmica e artesanato, cine teatro, creche e escola profissionalizante.
Dirigentes:
Os profissionais responsáveis por dirigir, planejar e coordenar as atividades literárias, gerenciais, operacionais e estratégicas desse Evento Acadêmico Literário, Colóquio Flica, são: – Vanessa Vilas-Bôas Dantas (Coordenadora Executiva – Gerente de Projetos) – Jornalista, especialista em Gestão da Comunicação e Gerenciamento de Projetos. Exerce função de Diretora Executiva da Fundação Hansen Bahia (FHB) e na Flica é a Coordenadora Executiva que faz a Gerência do Projeto, e Jomar Lima (Coordenador Geral) – Bacharel em Museologia/UFRB, Mestrando em História da África pela UFRB, Especialista em Política e Gestão Cultural pela CECULT/UFRB. É um grande Ativista Cultural, defensor do Patrimônio Material e Imaterial, dos artistas individuais, coletivos, grupos e manifestações tradicionais e populares, bem como das diversidades culturais de Cachoeira e do Recôncavo da Bahia. É o Coordenador Executivo de Museologia da FHB e na FLICA é o Coordenador Geral.
O Colóquio e os Seminários Flica, é uma realização da CALI — Cachoeira Literária e da Fundação Hansen Bahia (FHB). Tem parceria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia — Centro de Artes, Humanidades e Letras (UFRB — CAHL), e apoio institucional da LDM Livraria, o patrocínio da Empresa ACELEN e FAZCULTURA — Governo do Estado da Bahia, com a curadoria coletiva formada por Dyane Brito, Dinalva Melo e Paulo Gabriel Nacif.
Foto da capa: Paulo Gabriel Nascif, baina receptivo, Vânia Dias, Jomar Lima, Daniela Matos, Vanessa Dantas e Lucas Almeida
(*) Por Fábio Costa Pinto, conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa – ABI e Conselheiro da Fundação Hansen Bahia – FHB.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.